segunda-feira, 7 de julho de 2008

Corrida x Gordura Abdominal

Muitos corredores acham que somente porque gastam mais calorias do que seus pares sedentários estão imunes ao processo de engorda e acabam se descuidando na alimentação. O resultado disso é o grande número de corredores que estão acima do peso e que nada fazem para reduzir a gordura corporal, já que correr é o “antídoto” contra uma série de males.

Se você tem aquela barriguinha proeminente, alto lá! Além dos fatores hereditários, histórico de colesterol elevado, hipertensão e uma circunferência abdominal bastante acentuada. Cuidado!

Baseado nos estudos de Bjntorp (1986) sobre a distribuição da gordura na relação entre o abdômen e o quadril (Índice Cintura- Quadril-ICQ), para avaliação do risco de desenvolvimento de doenças como hipertensão, doença coronariana, diabetes e outras enfermidades, sabe-se que a gordura abdominal é muito reativa. Isto é, qualquer estímulo, seja este estresse ou exercício físico mobiliza a liberação de gorduras desta região e pode haver entupimento ou obstrução coronariana.

Portanto, nosso saudoso Bussunda, assim como milhões de gordinhos espalhados pelo mundo, veio a falecer. É fato que Bussunda, nos últimos seis meses, vinha modificando seus hábitos, adotando o exercício e alimentação balanceada para reverter um quadro de risco. Infelizmente, a mudança não ocorreu a tempo de salvá-lo, mas muitos indivíduos já conseguiram “escapar” com vida deste processo nocivo que é o ganho de gordura.

Voltando ao assunto dos corredores, muitos, apesar de fisicamente ativos, apresentam a barriguinha saliente. Correr, por mais prazeroso que o ato seja, infelizmente não pode compensar pelo exagero de calorias. Basta fazer as contas: um hambúrguer “Big Mac” contém aproximadamente 600 calorias. Um corredor de 80kg precisará correr cerca de 40 minutos para “queimar” um mísero sanduíche, sem considerar doces, álcool, etc.

A conta das calorias é cruel, porém muito real. Tão real quanto aquilo que se transformou no seu abdômen. Portanto, amigo corredor, muito cuidado com a gordura abdominal. Recomendo que tenha um profissional para medir seu ICQ e partir daí avaliar seu grau de risco.

Finalmente, é importante lembrar que correr acima do seu peso pode ser perigoso não somente para suas articulações, mas principalmente para o seu coração.

2 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

Show, Show minha amiga parabéns por mais esse bom relato e com certeza ajudará a muitos sedentários e principalmente os corredores para que se cuidem.
Bjss
JORGE

Paulo Massa disse...

Jaque,

muitas pessoas que conheço nas corridas já foram sedentárias, eram gordas ou passaram por algum susto em algum momento da vida e a corrida as "salvou", porque hoje têm uma vida saudável e com menos chance de desenvolver as principais doenças que você relatou.

Seu post foi bastante útil para aqueles que ainda precisam se motivar a procurar os esportes para melhorar a qualidade de vida.

Bj!

Paulo
http://www.e-corredor.com.br