quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Ritmo na corrida


Uma boa seleção de músicas pode fazer toda a diferença no rendimento do seu treino. Saiba por que isso acontece e confira a lista das 20 músicas sugeridas pelos corredores, e que não podem faltam no seu mp3 player


A música pode transformar sua corrida, para melhor. E é por isso que oito entre dez corredores treinam – e até participam de provas – sem abrir mão da trilha sonora, segundo os treinadores e professores de academias. Além de tornar a corrida mais divertida e ajudar a manter o ritmo, a música dá mais disposição e estimula a chegar mais longe.

“A motivação é muito maior quando corremos com música”
Isso acontece porque pré-selecionamos o som que mais gostamos e a sensação de prazer, aliada à liberação de serotonina e endorfina, aumenta. Outro fator positivo, afirma Márcia, é o favorecimento da estabilidade nos treinamentos. “É possível manter o ritmo das passadas de acordo com a batida da música e chegar mais longe”.

Seleção para melhorar a performance
Para começar, o aquecimento, que conta com trotes leves, deve ser feito ao som de canções mais lentas e cadenciadas, mas de marcação forte. “Músicas marcantes e conhecidas ajudam a manter a corrida neste nível, com séries que duram de 3 a 5 minutos”.
“A música Alive, da banda Pearl Jam, é perfeita para aquecer”, sugere. Ele não costuma programar uma seleção específica e prefere deixar o som rolar, mas tem suas preferências. “Even Flow, também do Pearl Jam, é ótima”!
“Quando treinamos subida, a motivação deve vir em primeiro lugar”, explicou. Por isso, o rock antigo costuma ser uma boa pedida, já que dá a idéia de movimento e superação. “Usar uma música dos Rolling Stones, como Satisfaction, sempre agrada e dá resultado”
Para os treinos de velocidade – os chamados “tiros” –, o som deve ter força e rapidez. “Temos apostado no psy, um dos ritmos mais quentes da música eletrônica. As músicas do Dj Tiesto costumam fazer sucesso”

Cada um tem um gosto, é verdade. Por isso, consultamos alguns corredores e profissionais do esporte para descobrir qual o som que não pode faltar na hora de correr. Confira o top 20, com as músicas eleitas por esse grupo. Afinal, eles não perdem o pique nem o ritmo.

TOP 20
1. U2 - Elevation
2. Rolling Stones - Satisfaction
3. Dj Tiësto - Just Be
4. The Beatles - Come Together
5. Coldplay - Yellow
6. Madonna - Jump
7. Dj Bobo - What a Feeling
8. WHAM - Wake me up (before you go-go...)
9. Pearl Jam - Alive
10. George Michael - Freedom
11. Rolling Stones - Star me up
12. Bob Marley - Could you be Love
13. Cláudio Zoli - Paraíso
15. Outkast - Hey Ya´
16. Gnarls Barkley - Crazy – gordão
17. Vanessa da Mata - Ai, Ai, Ai
18. Seal - Crazy
19. Jamiroquai - Cosmic Girl
20. Jota Quest - Além do Horizonte


Nenhum comentário: